Fonte: Google imagens
Os transtornos da aprendizagem referem-se a
dificuldades na leitura, na capacidade matemática ou nas habilidades de
escrita, medidas por testes padrões que estão substancialmente abaixo do
esperado, considerando-se a idade da criança, seu quociente de
inteligência (QI ) e grau de escolaridade.
No transtorno das habilidades motoras, o
desempenho em atividades diárias que exigem coordenação motora está
abaixo do esperado para a idade, como por exemplo atraso para sentar,
engatinhar, caminhar, deixar cair coisas, fraco desempenho nos esportes
ou caligrafia insatisfatória. Muitas vezes essa criança é vista como
desajeitada, tropeçando com freqüência ou inábil para abotoar suas
roupas ou amarrar os cadarços do sapato.
Nos transtornos da comunicação a perturbação
pode manifestar-se por sintomas que incluem um vocabulário limitado,
erros grosseiros na conjugação de verbos, dificuldade para evocar
palavras ou produzir frases condizentes com sua idade cronológica. Os
problemas de linguagem também podem ser causados por perturbações na
capacidade de articular sons ou palavras.
Não é raro a presença de mais de um desses
transtornos de aprendizagem em uma mesma criança, muitas vezes estando
associados com o transtorno de hiperatividade e déficit de atenção. O
tratamento das dificuldades de aprendizagem inclui muitas vezes reforço
escolar, tratamento psicopedagógico ou até mesmo encaminhamentos para
escolas especiais, dependendo da gravidade do problema. A baixa
auto-estima, a repetência escolar e o abandono da escola são
complicações comuns nesses transtornos. Assim, a abordagem
psicopedagógica e o aconselhamento escolar são cruciais. Pode estar
indicada também tanto a psicoterapia individual quanto a de grupo ou
familiar, conforme a situação. O tratamento com medicação está indicado
apenas em casos comprovadamente associados a transtornos que exijam o
uso de remédios, como o TDAH e quadros graves de depressão e fobia
escolar.
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